Alta dos preços está atrelada à diminuição de vazões e redução do nível dos reservatórios

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para a semana de 08/07/17 a 14/07/17 foi fixado em R$ 253,45/MWh para todos os submercados. O crescimento foi de 9% em relação à semana passada, quando estava equalizado em R$ 233,32/MWh.

A diminuição das vazões previstas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a principal influência para a alta no preço. Além disso, houve redução no nível dos reservatórios do SIN em relação ao que era esperado na semana anterior.

O preço segue equalizado em todo o país, uma vez que os limites de intercâmbio entre os submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte não terem sido atingidos.

O cálculo semanal do PLD é influenciado pelo nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas, pelas previsões de Energia Natural Afluente (ENA), pela projeção de consumo de energia no país, entre outros fatores.

4

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) / PLD médio: Ponderação Comerc Energia 1. PLD médio 1 é a média ponderada dos valores já divulgados do PLD, pelas horas das semanas publicadas. 2. PLD médio 2 supondo que o último PLD publicado se estenda até o último dia de julho de 2017.

 

5

Mais notícias sobre Energia Renovável