Fonte: ONS

Fonte: ONS

As vazões nos rios são medidas em relação à média histórica, denominada “Média de Longo Termo” ou MLT. O gráfico acima traz a MLT da região Sudeste em MW médios para cada mês. Entre julho e outubro, são registradas as menores médias de vazão no Sudeste. Desta forma, é comum observarmos vazões acima da média histórica em julho.

O gráfico abaixo mostra a relação entre ENA (Energia Natural Afluente) e PLD no Sudeste/Centro-Oeste, no mês de julho, nos últimos 12 anos. Neste período, a ENA manteve-se acima de 100% da MLT em oito dos doze anos avaliados.

Fonte: ENA – ONS e PLD - CCEE

Fonte: ENA – ONS e PLD – CCEE

Em 2014, devido à condição hidrológica incomum (estiagem), os modelos de preços foram impactados e mesmo com a ENA em 88% da MLT, o PLD atingiu o valor de R$592,54/MWh, quase cinco vezes superior se comparado com o mesmo mês de 2013.

Se analisarmos o histórico do PLD em julho, há uma recorrência na redução do PLD mensal nesse período, destacado em vermelho no gráfico abaixo. As frentes frias que atuam na região Sudeste em julho repercutem rapidamente nas vazões e, consequentemente, no preço de curto prazo durante essa época do ano.

Fonte: CCEE

Fonte: CCEE

 

Mais notícias sobre Energia Renovável