Estado tem potencial para gerar mais de 4.700 MW

shutterstock_56466862

Em 09/06/17, foi iniciado o período de testes dos dois primeiros geradores eólicos do Estado de São Paulo, no município de Rosana. As duas torres de mais de 30 metros de altura foram implantadas dentro das instalações da Usina Porto Primavera e devem gerar cerca de 620 MWh por ano para consumo interno da usina. De acordo com o Atlas Eólico do Estado de São Paulo, o estado tem potencial para gerar mais de 4.700 MW.

O Boletim Anual da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) informa que a região Sudeste apresentou, em 2016, geração de 0,07 TWh, o que representa apenas 0,2% da geração eólica total do sistema brasileiro, frente a 84,7% no Nordeste. A taxa de crescimento da expansão da geração em comparação com 2015 foi negativa em 10%. Com a entrada em operação do novo empreendimento, esse número tende a ser mais expressivo em 2017.

A Usina Porto Primavera fica instalada no Rio Paraná, na divisa entre os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, onde já operam empreendimentos hidrelétricos e solares fotovoltaicos. Em reportagem da Globo.com, o subsecretário de Energias Renováveis, Antonio Celso de Abreu Júnior, explica que“a implantação de centrais fotovoltaicas e eólicas junto a usinas hidrelétricas existentes apresenta vantagens devido ao espaço físico e infraestrutura de transmissão no local, o que pode propiciar uma redução significativa no custo da energia gerada”.

 

 

Mais notícias sobre Energia Renovável