No webinário de setembro, apresentamos para os clientes duas soluções de redução de custo com energia elétrica. Com elas, é possível ter um preço atraente e conseguir bons resultados para o desenvolvimento do negócio.

O Mercado Livre de Energia traz uma redução na tarifa e reduz o custo unitário. A Eficiência Energética diminui o consumo de energia elétrica com novas tecnologias. Associar os dois pode ser o melhor cenário, principalmente com a necessidade de desenvolver novos negócios e continuar nesse mercado competitivo que temos hoje.

Com um crescimento de 2015 a 2017, não é à toa que temos, atualmente, mais de seis mil agentes atuando no Mercado Livre de Energia. Hoje em dia, 83% do consumo industrial está no Mercado Livre, o que representa 62% de toda a energia transacionada no país. Só nos últimos 12 meses, houve um aumento de 840 novas unidades livres.

Essa solução está em constante evolução e vem surgindo, cada vez mais, discussões de possibilidades de abertura de mercado e como fazer com que mais pessoas possam usufruir e ter o benefício de se tornar um consumidor livre.

Em janeiro de 2020, o requisito para consumir de fonte convencional será de 2.000 MW de demanda contratada. Com a portaria MME 314/2019 , o objetivo é tentar reduzir ainda mais este requisito, com a proposta de tornar este mercado mais líquido, reduzindo para 500 KW até janeiro de 2022.

Confira a matéria do Panorama sobre a consulta pública publicada pelo ministério de minas e energia sobre a movimentação do mercado livre de energia

Benefícios do Mercado Livre de Energia

Somente do consumidor migrar do mercado cativo para o mercado livre, os custos com energia elétrica podem reduzir em mais de 10%. Boa contratação, operação de SWAP: todos esses pontos, se forem geridos com consciência e planejamento, podem trazer uma redução significativa para os negócios.

O Mercado Livre de Energia possui outros benefícios, tais como: sustentabilidade, poder de decisão e previsibilidade orçamentária – saber quanto vai ser o custo de energia. Ou seja, além da economia obtida na conta de energia e de contar com um preço de energia estável, livre das frequentes oscilações do mercado cativo, as empresas podem optar pela vantagem de redução do impacto no meio ambiente, caso escolha consumir apenas energia limpa, de fontes 100% renováveis.

Eficiência Energética

Eficiência Energética é muito mais do que desligar equipamentos. Existe muito mais oportunidades e muito mais que pode ser feito.

A Nexway Eficiência, antiga Comerc ESCO, oferece soluções de Eficiência Energética para todo tipo de empresas.  É feito o levantamento para o cliente sobre cada frente de atuação: iluminação, refrigeração, motores, ar comprimido, energia solar, geração distribuída e outras.

A equipe da Nexway, ESCO do grupo Comerc, faz uma concorrência com dois ou mais concorrentes de primeira linha do mercado, elabora um projeto, apresenta todas as alternativas e, caso a empresa aceite, faz a implantação.

No entanto, a Nexway Eficiência apresenta duas propostas comerciais, a primeira é a locação, onde nossa equipe ESCO propõe investir e comprar toda a solução e fazer todo gerenciamento dos equipamentos e instalações e o cliente remunera o investimento da Nexway com a parte da economia gerada.

A segunda alternativa é a compra direta, pelo cliente, da solução proposta, em que a Nexway Eficiência auxilia para entregar o projeto 100% operacional.

Dia_Mundial_Eficiencia_Energetica__Eficiencia_Energetica_para_Pymes_1090x560px

 

Benefício de realizar projetos de Eficiência Energética

A possibilidade na redução de custos é um dos pontos principais, sendo possível com a substituição de equipamentos por versões mais eficientes e inovadoras que reduzem os custos com energia elétrica e manutenção.

Além disso, a produtividade e a confiabilidade aumentam com a implementação de equipamentos novos, diminuindo ocorrências de quebras nos equipamentos, paradas não programadas e horas improdutivas de trabalho de operadores e máquinas.

De acordo com levantamento feito em agosto pela Nexway Eficiência, antiga Comerc ESCO, mostra que só com os projetos da ESCO, conseguimos economizar 4MW de demanda instalada no Brasil. Além da sustentabilidade, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera, tornando o consumo de energia elétrica mais sustentável.

Webinário Comerc Explica – Mercado Livre de Energia e Eficiência Energética

O webinário de setembro foi realizado no nosso escritório de Campinas com participação presencial de clientes da Comerc.

Nossos especialistas, Yuri Kalchgruber e Wélerson Casadei, apresentaram todo o conteúdo com cases de sucesso.

Confira o vídeo completo:

 

Mais notícias sobre Energia Renovável