Previsão do ONS indica leve subida dos níveis em ambas as regiões no fim de janeiro

A previsão semanal do Operador Nacional do Sistema (ONS) para o nível dos reservatórios no fechamento de cada mês apresentou elevação para os submercados Norte e Nordeste. De acordo com os dados divulgados em 15/01/16, os reservatórios do Norte devem fechar o mês com 19,9% da capacidade total, um crescimento de 7,2 pontos percentuais em relação à projeção anterior, publicada pelo ONS em 08/01/16.

No caso do Nordeste, o aumento é de 4,7 pontos percentuais, com estimativa indicando 11,1% da capacidade dos reservatórios ao final do mês. Na terceira semana do mês, os níveis estavam em 16,4% nos reservatórios do Norte e apenas 5,9% nos do Nordeste. Ambos subiram 1 ponto percentual em relação à semana anterior.

Fonte: Operador Nacional do Sistema (ONS)/ Dados de 15/01/16

Fonte: Operador Nacional do Sistema (ONS)/ Dados de 15/01/16

A projeção do ONS também está mais otimista para os reservatórios do submercado Sudeste Centro-Oeste, cujo nível passou de de 36,4% para 42,2% da capacidade máxima no fim de janeiro. Os níveis vistos na terceira semana de janeiro foram 3 pontos percentuais acima dos verificados na semana anterior.

Em contrapartida, a previsão para os reservatórios do Sul foi reduzida, de 94,5% para 90,2% no fechamento do mês. O nível dos reservatórios da região permaneceu em linha com o observado na segunda semana do mês, em aproximadamente 97% da capacidade total.

 

 

Mais notícias sobre Energia Renovável