A Comerc Energia, pelo segundo ano consecutivo, participou da Semana de Engenharia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) propondo um desafio aos estudantes: apresentar um case utilizando como base as premissas da ISO50001. Os universitários deveriam apontar as principais oportunidades e os desafios encontrados para a implementação de ações de eficiência energética nas companhias de saneamento básico no Brasil para participar do Desafio Comerc, que busca soluções de problemas ligados às fontes alternativas de energia.

O grupo composto por Akio Fernando Motoki, Luís Henrique da Silva, Guilherme Costa e Matheus Saraiva ganhou o desafio com a proposta de otimização estratégica dos conjuntos motor-bomba e setorização, monitoramento e instalação de válvulas redutoras de pressão nas redes de distribuição de água proporcionando uma economia de aproximadamente 35%. O diagnóstico apresentado foi estudado junto à Empresa de Saneamento Básico de São Carlos (SAAE).

A equipe vencedora terá a oportunidade de visitar a Comerc Energia e ainda apresentar a solução proposta para alguns sócios e gestores da empresa.

O engenheiro Lucas Albuquerque Lima, da Comerc ESCO, foi jurado do Desafio e também ministrou uma palestra sobre eficiência energética durante a semana, e afirma que “os alunos têm evoluído muito não somente com relação ao conteúdo dos trabalhos como também na forma como estão expondo”.

O desafio proporcionou aos participantes uma experiência única de aprofundarem seus conhecimentos no tema eficiência energética e reforçarem ainda mais os conceitos vistos no curso de graduação, cujo o conteúdo é bastante focado em sistemas de saneamento básico, tanto no que diz à captação, tratamento e distribuição de água quanto na coleta e tratamento de efluentes.

Mais notícias sobre Energia Renovável