Nesse texto ajudaremos a entender o funcionamento da sua fatura para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio.

No mercado regulado, a fatura de energia reflete o consumo mensal de eletricidade, sendo cobrada uma única vez no período. 

Já no ambiente livre, os consumidores possuem mais frentes de pagamentos e podem firmar acordos com um ou mais fornecedores de energia e, por isso, poderão administrar diferentes faturas ao longo do mês. 

É fundamental conhecer os detalhes da sua fatura de energia. Você sabe quais são os pontos de atenção dessa leitura?

Continue com a gente para entender melhor os itens que a compõem! 

Conheça os detalhes de uma fatura de energia elétrica

Conhecer sua fatura de energia vai muito além do valor e da data de vencimento. Existem vários detalhes que ajudam a analisar o perfil de consumo que sua empresa está adotando.

Basicamente, a conta de luz é um meio de comunicação entre você e sua distribuidora, que traz informações sobre os serviços prestados e os valores de cada um deles. 

Mesmo com diferentes nomes ou posições, toda fatura deve apresentar dados exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dentre eles, informações técnicas como: seu código de identificação na distribuidora, mês e ano de referência do consumo, histórico de consumo, vencimento, dados da unidade consumidora e, é claro, o valor total a pagar. 

São esses os dados que servem como demonstrativo da energia consumida da rede elétrica pelo estabelecimento e de todo o caminho da energia até chegar ao consumidor final. 

Além dos dados apresentados acima, outros pontos precisam de atenção, como os tributos e encargos, bandeiras tarifárias e tarifas embutidas. 

Vamos falar um pouco de cada item para facilitar a leitura e o entendimento dos detalhes. 

CLASSES DE TENSÃO

Um dos pilares que rege o funcionamento da cobrança de energia elétrica é a modalidade tarifária que é considerada para a aplicação das tarifas. Ou seja, é um conjunto de taxas que se dividem em dois grupos e que se encaixam de acordo com o perfil de consumo. 

No Brasil, temos o Grupo A que abrange os grandes consumidores de alta tensão e o Grupo B voltado para os consumidores menores, geralmente residências e lojas. 

Esse agrupamento permite determinar quais serão as tarifas aplicadas na fatura de energia, atrelando o custo ao número da UC (unidade consumidora) aos dados do consumidor titular (endereço, CPF e CNPJ do consumidor). 

As empresas de distribuição têm um forte papel dentro desse contexto também, podendo ser públicas ou privadas, mas sempre reguladas pelo governo, que controla as tarifas e os preços da energia elétrica. 

O sistema de distribuição é bastante ramificado, amplo, dinâmico e complexo, uma vez que precisa alcançar toda a população brasileira.

Mas quais são as taxas que precisam de atenção? Ao identificar o valor da sua fatura, você deve considerar que existem diversos tributos, encargos e tarifas embutidos, para chegar ao valor final. 

>> Ouça também nossos especialistas falando sobre o assunto:

 

TRIBUTOS E ENCARGOS

Dentre tributos e encargos cobrados na fatura de energia, estão inclusos: Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento do Seguro Social (COFINS), são tributos federais com cunho social que completam a renda para pagamentos feitos pelo governo. 

Também há o tributo estadual, que em geral é a alíquota mais alta por cada estado. Faz parte desse grupo o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além desses, existem ainda os tributos municipais, direcionados à manutenção da iluminação das áreas públicas do município. Aqui podemos citar o tributo de Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP/COSIP). 

Os encargos, por sua vez, existem para tornar possível a implementação de projetos e ações dentro do setor elétrico brasileiro e representam aproximadamente 9% do valor da sua fatura e não estão discretizados. 

tributos-encargos-aneel

Fonte: ANEEL

TARIFAS

Quando passamos a falar sobre tarifas nos aproximamos do processo de distribuição de energia, cobrança que existe para garantir que a energia chegue aos consumidores finais com qualidade. 

Essa manutenção é possível com a arrecadação da Tarifa pelo Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e da Tarifa de Energia (TE) que representam, respectivamente, o custo de distribuição das concessionárias e o valor cobrado dos clientes pelo serviço contratado.

Ou seja, o cálculo das tarifas é feito com base nos custos de geração de energia, transporte de energia e sobre os encargos e tributos estabelecidos.

No Mercado Livre, a Tarifa de Energia e encargos não são pagos para a distribuidora, tendo frentes de pagamento separadas para esta parcela.

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

Todos esses pilares podem sofrer alterações de acordo com a bandeira tarifária vigente e, por consequência, impactar o valor final da sua fatura de energia. 

Atualmente, existem quatro bandeiras que podem atuar nas faturas: bandeira verde, amarela, vermelha e escassez hídrica. Elas assumem o papel de alertar os clientes sobre o consumo de energia consciente e sobre os custos atuais da energia de acordo com os aspectos atuais de geração.

Já no Mercado Livre não há cobrança de bandeira tarifária.

 

É possível economizar conhecendo melhor a fatura de energia?

A resposta é sim! Entender sua fatura de energia, acompanhar seu histórico de consumo e atender às sinalizações pode te ajudar a adaptar as contratações e os gastos de acordo com a demanda. 

Quando os detalhes ficam claros durante a leitura da fatura, torna-se possível enxergar o que está sendo cobrado, quais os períodos de maior e menor consumo, assim como entender o comportamento da sua empresa ao longo do ano. 

>> Leia mais sobre gerenciamento de energia elétrica aqui.

Além de ficar atento à estrutura elétrica do seu negócio, como manutenção dos equipamentos, eficiência e consumo dos aparelhos, sua conta pode anunciar divergências e alterações no consumo de energia. 

Por isso, fazer uma boa gestão de energia poderá te trazer importantes resultados tanto a curto como longos prazos. 

Como traçar uma boa estratégia de economia para a sua empresa?

A Comerc Gestão vem buscando novas soluções e investindo em projetos para aprimorar ainda mais a gestão de energia dos clientes. 

Temos ampla experiência e podemos fornecer toda a assessoria e suporte para ajudá-lo a gerir seus gastos com energia e se beneficiar de todas as vantagens que este segmento oferece a você ou ao seu negócio.

Entre em contato com os nossos especialistas da e descubra como economizar até 30% na sua fatura de energia, fazer sua análise de consumo e melhorar a previsibilidade orçamentária do seu empreendimento, aproveitando todos os benefícios do mercado livre de energia.

>> Entre em contato e converse com o nosso time! 

Quer saber mais sobre nossas soluções? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formulário abaixo e descubra como a Comerc Energia poderá ajudá-lo. Nossa equipe está pronta para orientar e guiar você no melhor e mais econômico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável