consumidores economizam com geração distribuída (autoprodução) e mercado livre de energia

Entenda as vantagens de migrar para o Mercado Livre e optar pela Autoprodução.

No início do ano, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) realizou um estudo no qual aponta que não há impedimentos para a abertura total do mercado livre de energia no Brasil, inclusive para consumidores residenciais.

O modelo, que é uma tendência mundial, permitirá aos consumidores negociar, num futuro próximo, a compra da própria energia diretamente com a empresa de sua escolha, embora a relação técnica seja mantida com a mesma distribuidora, responsável pela infraestrutura que leva a energia para dentro da sua casa/ estabelecimento.

Como vimos na matéria da semana passada (Como a energia impacta a cadeia de valor das empresas), a livre negociação possibilitará ao consumidor não apenas buscar melhores ofertas na concorrência, como negociar os valores do próprio contrato (dando margens para a melhoria de valores), exatamente como acontece hoje na contratação de um serviço de internet, por exemplo.

Além da maior liberdade para tomar decisões quanto ao serviço contratado, o consumidor contará com outras vantagens, como:
●estabilidade em valores (que são negociados com antecedência);
● melhor controle de qualidade;
● e contribuição ao meio ambiente, uma vez que grande parte da energia no mercado livre vem de fontes renováveis.

Quer saber como medir o consumo de energia no mercado livre? Confira no nosso podcast:

 

Para consumidor livre: autoprodução

Dentre as muitas possibilidades deste mercado, uma tendência mundial que também está em constante crescimento no Brasil é a geração distribuída, que permite que consumidores cada vez menores possam optar pela utilização de energia mais sustentável e com custos reduzidos. A geração própria de energia por consumidores livres é chamada também de autoprodução.

Nesse modelo, o consumidor conta com benefícios como:
●independência, pois aqui é ele que gera a própria energia, tendo o local da geração próximo ao seu ponto de consumo;
● economia e eficiência, já que eventuais investimentos têm retorno rápido e há redução das tarifas pagadas para uso do sistema de transporte de energia;
●e sustentabilidade, uma vez que pode escolher qualquer fonte renovável: solar, biomassa, biogás, centrais hidráulicas, eólica, entre outras.

Além disso, a energia gerada pode ser alocada para atender outras unidades do grupo, estendendo o benefício.

Acesse o link abaixo para ter mais informações sobre Geração Distribuída e baixar grátis o e-book sobre o assunto: http://bit.ly/energia-solar-para-todos

ebook_energia_solar_para_todos

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável