A empresa está comprometida com o seu impacto ambiental e tem políticas internas para promover a utilização correta dos recursos naturais e de novas tecnologias.

“Ser referência nacional em termos de qualidade, responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável na produção de carpetes” – este é o propósito que move a Belgotex do Brasil, empresa nacional da Belgotex International.

Com atividade desde 2000 no Brasil, a Belgotex está comprometida com o seu impacto ambiental, afinal, o Brasil possui 12% da cobertura florestal mundial, que são o suprimento da produção da indústria têxtil.

As políticas internas da Belgotex do Brasil promovem a utilização correta dos recursos naturais e de novas tecnologias para minimizar os impactos ambientais, envolvendo desde seus colaboradores e clientes, até as comunidades.

Belgotex do Brasil e Jornada de Descarbonização: uma trajetória de sucesso

Com o projeto Coração Verde, a Belgotex do Brasil já investe em ações sustentáveis há alguns anos, como economia de energia e uso de energia renovável, equipamentos mais eficientes, automatização do sistema de iluminação e isolamento térmico.

A empresa também controla e monitora a seleção de matérias-primas e insumos, além do consumo de energia renovável, visando reduzir suas emissões de carbono na atmosfera e economizar recursos naturais e financeiros.

Alguns resultados impressionantes incluem: a redução de 88% das emissões de gases em relação ao Protocolo de Kyoto e a emissão zero de seis gases conforme a Resolução SEMA 16 do Estado do Paraná.

Para alavancar as iniciativas sustentáveis da empresa, a Comerc Energia realizou o inventário de carbono para os anos de 2021 e 2022, mensurando a efetividade das ações já implementadas. O resultado foi incrível: as emissões da empresa estavam 84% abaixo da média do setor.

Visando a descarbonização completa de sua fábrica, a Belgotex do Brasil deu mais um passo e migrou para o Mercado Livre de Energia, consumindo energia limpa e economizando na conta de luz. O próximo passo foi a obtenção da certificação I-REC, que comprova que o consumo de energia da unidade é proveniente de fonte eólica, além de zerar suas emissões de carbono do escopo 2 de 2023 a 2025.

Com as estratégias certas e o apoio de uma plataforma completa de soluções energéticas, a Belgotex do Brasil percebeu que a Jornada de Descarbonização começa com pequenos passos e parceiros experientes, como a Comerc Energia.

Como a indústria têxtil pode praticar sustentabilidade de verdade?

Ser verdadeiramente sustentável exige dedicação, mas pequenas ações podem fazer seu negócio chegar mais longe.

Eficiência energética, gestão de resíduos, consumo de energia renovável e cuidado com a seleção de matérias-primas são alguns exemplos que devem estar na estratégia das empresas madeireiras.

As certificações ecológicas e de responsabilidade social ainda podem garantir a conformidade com o meio ambiente, além da certificação I-REC, que comprova o uso de energia renovável na fábrica e neutraliza as emissões de carbono do escopo 2.

Mas, para colocar tudo isso em prática, é preciso contar com parceiros experientes, planejar cada passo e manter a padronização de processos.

Com a Comerc Energia, o seu negócio economiza, colabora com o meio ambiente e alcança resultados incríveis.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Coração Verde da Belgotex do Brasil!

Mais notícias sobre Energia Renovável