Aqui vamos falar sobre as vantagens das Cidades Inteligentes, que já são uma realidade ao redor do mundo.

 

Imagine viver em cidades como as dos filmes futuristas, mergulhado em tecnologia, com sistemas inteligentes, capazes de trazer eficiência operacional e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Esse cenário vem se tornando realidade em muitos países, e os investimentos no que conhecemos por “cidades inteligentes” cresce ao passo que nossa população se expande e a ciência se desenvolve, incluindo pilares que vão além da sustentabilidade, a proposta das Smart Cities é garantir um novo estilo de vida da população dos grandes centros urbanos.

As grandes potências mundiais já apostam nessa perspectiva como sendo a solução para o futuro do planeta. Saiba mais sobre essas cidades com a Comerc Energia!

 

Você sabe o que são as Cidades Inteligentes e quais são suas vantagens?

 

Entender o funcionamento das Cidades Inteligentes pode ser um trabalho complexo. Envolve uma série de novos sistemas que, juntos, estabelecem uma rede tecnológica capaz de impulsionar a modernização em prol do progresso social e ambiental.

É notório o desordenado crescimento das cidades durante a maior parte da história do nosso desenvolvimento social. As nações buscavam apenas crescimento econômico, sem mensurar o quão prejudicial esse avanço seria para a saúde do planeta.

Com o passar dos anos e com cientistas e estudiosos enaltecendo a importância de se falar sobre o tema, a preservação do Meio Ambiente se tornou um dever da população.

As grandes cidades precisavam encontrar soluções sustentáveis para continuar se desenvolvendo, usando a tecnologia para simetrizar os sistemas e reduzir o impacto ambiental ao mínimo, se não ao zero.

Adaptar uma cidade envolve estabelecer novos padrões de atuação dentro do sistema, que reflete no transporte, no abastecimento, na estruturação dos espaços, logística de integração e na eficiência energética necessária para otimizar o desenvolvimento urbano.

>> Leia também sobre  Eficiência Energética aqui.

As cidades inteligentes são, por definição, aquelas que usam a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico e que investem em impulsionadores tecnológicos de forma multissetorial e sustentável.

O principal objetivo é adotar uma gestão inteligente dos recursos energéticos e promover melhorias na qualidade de vida da população, sem que isso interfira na saúde do meio ambiente.

Uma série de sistemas e equipamentos criados com tecnologia da informação e comunicação (TIC) trabalham com gestão de dados em função da integração e eficiência da infraestrutura da cidade, e ajudam a transformar as zonas urbanas em espaços sustentáveis.

Mercado_de_Energia_Comerc

 

Quais são as principais características de uma Cidade Inteligente?

Para ser considerada “inteligente”, uma cidade precisa investir principalmente em tecnologia, infraestrutura, eficiência energética, recursos e desenvolvimento social.

Parece óbvio, mas todo o sistema deve estar integrado com a melhor das tecnologias para garantir o bem-estar das pessoas e o pleno funcionamento dos serviços.

Podemos citar algumas das estratégias adotadas pelas cidades inteligentes, encontradas principalmente em países da Europa, América do Norte e Ásia:

 

  • Economia Circular

A economia circular é uma estratégia de gerenciamento da produção e do descarte, que estabelece maneiras de potencializar o processo de reciclagem de materiais e de recuperação energética.

Isso ocorre principalmente com a melhor separação dos resíduos antes da reciclagem e a tecnológica coleta de lixo, criando um sistema ecologicamente eficiente.

Ao investir nesse setor, reduzimos o grande problema da coleta seletiva que acompanha diversos países. É tornar nosso consumo eficiente e otimizar o processo de recolhimento do lixo urbano.

 

  • Redução de custos

Dentre os pilares fundamentais para se tornar uma Cidade Inteligente, está investir em sustentabilidade. Desde ações mais comuns como limpeza dos ambientes, descarte correto do lixo, uso consciente da água, cuidado com a natureza, até projetos que envolvam a construção de equipamentos com materiais reciclados, por exemplo.

Existem diferentes ações que não são aplicadas continuamente e acabam se perdendo em processos mais fáceis. Áreas como saúde, mobilidade e tecnologia andam em paralelo com o meio ambiente, pois é sabido que um tema está diretamente relacionado a outro.

Pois então, imagine esses setores investindo em ações socioambientais e aplicando esses conceitos na gestão das cidades… parece uma ideia para o futuro, certo?

Felizmente, já existem cidades que investem no processamento do lixo urbano, reduzindo a poluição e preservando os lençóis freáticos do acúmulo de resíduos nos locais onde o lixo é descarregado diretamente no solo.

Esse é só um exemplo das diversas possibilidades socioambientais que fortalecem o sistema das cidades e garantem um avanço menos agressivo ao ambiente.

>> Saiba mais sobre práticas para reduzir custos com energia. Ouça agora!

 

  • Plano Municipal de Saneamento Básico Eficiente

As cidades do futuro precisam encontrar maneiras de melhorar consideravelmente o sistema de saneamento básico, que é ponto fundamental para a qualidade de vida da população.

O desafio de tornar o processo menos poluente, existente em vários países, acontece devido ao aumento acelerado da população que vive em áreas urbanas.

Ações envolvendo o saneamento básico presentes nas Smart Cities podem ser: coletar adequadamente os resíduos sólidos, destinar essa coleta de forma correta e investir em tecnologias que ajudem a identificar possíveis divergências na distribuição de água.

A coleta de dados nesse caso é extremamente importante para acompanhar o funcionamento e impedir que o sistema falhe. Esse foco já reduz consideravelmente o impacto das cidades no panorama geral.

Um passo administrativo importante para efetivar essas mudanças é adotar um Plano Municipal de Saneamento Básico Eficiente e garantir a aplicação do que for determinado nele.

 

  • Iluminação Pública Eficiente

Um ponto que influencia muito o desenvolvimento inteligente das cidades é a adaptação da estrutura pública, o que inclui por exemplo, a adequação da iluminação dos espaços.

Pensando em eficiência energética, a troca das lâmpadas comuns por luzes de LED inteligente é essencial para ajustar o funcionamento às condições de iluminação natural, para que fiquem ligadas apenas quando realmente for necessário.

A troca visa reduzir os gastos com energia, adequar o funcionamento e tornar as cidades mais seguras, com postes de luz mais potentes e que gastam menos energia.

iluminacao-publica-comerc-energia

 

Quais são as vantagens das Cidades Inteligentes?

Ao investir em cidades mais sustentáveis e tecnológicas, uma sequência de melhorias acompanha o novo padrão adotado. As cidades passam por aprimoramentos em diferentes setores, como o de mobilidade e transporte público, saúde, setor econômico e de logística urbana.

A modernização junto a eficiência energética impulsiona a construção de cidades onde o transporte público é integrado e menos poluente, onde a reciclagem é fundamental para a economia e a rede de comunicação garante uma ótima base de dados sobre o funcionamento da cidade.

O monitoramento inteligente é mais uma vantagem encontrada nas Smart Cities, onde é possível fazer uma gestão eficaz dos recursos e serviços e investir na integração com a Internet das Coisas (IoT) para um controle mais eficiente dos sistemas da cidade.

Essas e outras adaptações levam tempo, investimentos e precisam de uma boa administração. Mas os benefícios fazem com que essas transformações sejam extremamente vantajosas para o nosso futuro.

Além disso, as Cidades Inteligentes entraram no radar de grandes investidores e são interessantes para diferentes empresários, o que traz vantagens para a economia da cidade.

>> No nosso Comercast, também falamos sobre eficiência energética. Ouça agora!

 


Qual é a relação entre cidades inteligentes e planejamento urbano?

Uma cidade bem planejada é capaz de atender a população e garantir um funcionamento equilibrado e menos prejudicial ao ambiente.

As cidades inteligentes precisam de um bom planejamento para coordenar o desenvolvimento das cidades, imersas em novos sistemas tecnológicos. Caso contrário, poderá ser um investimento perdido.

O conjunto de ações estruturais e administrativas serve para guiar a execução dos inovadores pilares esperados de uma cidade sustentável.

Os grandes centros urbanos lidam com diferentes contextos e precisam saber administrar as inovações para que as melhorias alcancem diferentes grupos e espaços.

Só assim, será possível afirmar que a cidade funciona de forma inteligente e sustentável.

 

Existem cidades inteligentes no Brasil?

Existem cidades que já buscam aplicar algumas frentes ligadas a Smart City no Brasil! Elas fazem parte do grupo de cidades que utilizam a tecnologia a favor do bem-estar e otimização dos espaços.

Podemos citar Curitiba e Salvador, que já possuem bons sistemas de mobilidade urbana e que refletem positivamente na redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.

A coleta de lixo inteligente já pode ser vista em funcionamento em São Gonçalo do Amarante, Ceará, além de outras adaptações estruturais pensadas no reaproveitamento da água das chuvas.

Uma cidade que se destacou no último ranking foi Uberlândia, em Minas Gerais, que apresentou um ótimo planejamento urbano e sistemas eficientes que incluem melhoramento da iluminação e sinalização pública, segurança na rede, monitoramento dos bueiros, entre outras modificações.

Com isso, podemos atrair investidores, reduzir o impacto ambiental, diminuir o crescimento desordenado dos centros urbanos e estabelecer um equilíbrio econômico e social que traga bem-estar à população.

Nós, da Comerc Gestão, estamos sempre atentos aos movimentos do setor e as novidades que chegam para aprimorar os sistemas.

Pensando no gerenciamento do seu negócio, estudamos diferentes soluções de eficiência energética para encontrar a melhor forma de impulsionar a evolução do seu empreendimento.

Entre em contato com no nosso time e garanta ótimos resultados de investimentos e adaptação sustentável.


Como a Comerc Energia pode ajudar a sua empresa a economizar?

E aí? Você leu, mas não sabe por onde começar? É por isso que nós, da Comerc, nos especializamos na gestão de energia e podemos te auxiliar em todo o processo.

Com nossa equipe, você tomará as melhores decisões e otimizará seus resultados.

 

Quer saber mais sobre nossas soluções? Fale com nossos especialistas.
Preencha o formulário abaixo e descubra como a Comerc Energia poderá ajudá-lo. Nossa equipe está pronta para orientar e guiar você no melhor e mais econômico caminho.

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável