Decisão altera preços das três primeiras semanas do mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o pedido de recálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) das três primeiras semanas de setembro. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) solicitou o ajuste por conta da verificação de uma inconsistência no Custo Variável Unitário (CVU) calculado para algumas usinas térmicas do 1º, 2º e 3º Leilões de Energia Nova.

Isso aconteceu porque, em agosto, a data de reajuste tarifário para as distribuidoras CEAL e CEPISA foi alterada de 28/10 para 28/09, não restando tempo para o cálculo dos novos CVUs (parcela CVUO&M) para o PMO de setembro. Desta forma, a CCEE recalculou o CVU e constatou que nas três primeiras semanas de setembro houve diferença maior do que 10% do PLD mínimo. Foi considerado o PLD determinado semanalmente para cada patamar de carga para cada submercado.

O preço recalculado ficou, em média, R$ 4,00/MWh acima do PLD original dessas três semanas. Consequentemente, também houve mudança no PLD médio mensal. Confira como ficou o preço em cada submercado:

x1

PLD médio mensal de setembro:

 x2

Mais notícias sobre Energia Renovável