fmata ao fundo com folha de vazada, escrito CO2

Mercado de Carbono: Conheça 4 grandes benefícios

O mercado de carbono é um dos pilares do Acordo de Paris, um tratado internacional assinado por 195 países em 2015 com o objetivo de limitar o aquecimento global a 2ºC, ou preferencialmente a 1,5ºC, acima dos níveis pré-industriais.  

Para alcançar a meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), é essencial as empresas adotarem medidas que incentivem práticas sustentáveis.  

O mercado de carbono é um sistema de compensação de emissões de carbono criado para permitir que empresas e governos comprem e vendam créditos de carbono, de forma que as empresas que conseguem reduzir suas emissões podem vender créditos de carbono para outras empresas que precisam compensar suas próprias emissões, pois não atingiram suas metas.

A seguir, destacamos os quatro principais benefícios que a participação no mercado de carbono pode trazer para o seu negócio: 

1 - Valorização da marca 

Atualmente, a sustentabilidade é um tema cada vez mais valorizado pelos consumidores, e a divulgação de ações de responsabilidade social pode atrair novos clientes e investidores, além de aumentar a fidelização.  

Nesse contexto, a comercialização de créditos de carbono é vista como uma prática inovadora e comprometida com o meio ambiente, o que pode ser um diferencial competitivo para a empresa.  

2 - Atender às expectativas dos clientes 

As empresas que adotam práticas sustentáveis são vistas como mais confiáveis e atraentes para os investidores que, por sua vez, vem buscando cada vez mais empresas que pensam no futuro e se preocupam com a preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais. 

De acordo com uma pesquisa da Gartner, realizada em novembro de 2022, 87% dos líderes empresariais planejam aumentar os investimentos em sustentabilidade em suas organizações nos próximos dois anos. Para 80% dos executivos respondentes,  os clientes são os principais stakeholders pressionando as empresas a investirem em questões de sustentabilidade. Alé, deles, 60% dos investidores e 55% dos reguladores também compartilham a mesma visão.

Portanto, comprar e vender créditos de carbono pode atrair mais investimentos para a sua empresa, uma vez que demonstra o comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade social, agradando à nova leva de consumidores, que são cada vez mais engajados com as causas ambientais. 

3 - Competitividade 

A otimização do uso de energia, a redução de desperdícios e a melhoria da eficiência são medidas que resultam na redução de custos e, consequentemente, no aumento da competitividade da empresa no mercado.  

Além disso, a adoção de práticas sustentáveis pode ser um fator decisivo para destacar sua empresa no mercado, elevando sua posição em relação aos concorrentes e atraindo clientes que valorizam a responsabilidade ambiental.  

Por isso, investir em sustentabilidade pode ser uma estratégia inteligente para empresas que desejam se manter competitivas e relevantes no mercado atual.


>> Saiba mais como a Comerc ajuda as empresas na descarbonização energética. Ouça agora mesmo!

4 - Redução de riscos ambientais 

A comercialização de Créditos de Carbono, contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, diminuindo a pegada de carbono da empresa e proporcionando sua contribuição para as mudanças climáticas.  

 Ao adotar ações que protejam o meio ambiente e se envolver em iniciativas de descarbonização, sua empresa pode se prevenir de possíveis impactos ambientais, além de evitar possíveis sanções legais relacionadas a esses riscos.  

Colaboradores: os stakeholders que não devem ser esquedidos

Além dos quatro benefícios citados acima, a sua empresa pode também se destacar no mercado para atrair novos talentos  a partir da adoção de práticas sustentáveis. Atualmente, muitos profissionais valorizam empresas que se preocupam com o meio ambiente e possuem práticas de responsabilidade social. 

A participação da sua empresa no mercado de carbono será vista como uma prática inovadora e comprometida com o meio ambiente, o que poderá atrair candidatos qualificados e alinhados com esses valores para a sua operação. 

Ainda não sabe por onde começar?

Por ser um assunto relativamente novo, o mercado de carbono pode gerar muitas dúvidas, por isso aqui na Comerc temos uma mesa de comercialização especializada em carbono, a Carbon Trading, para oferecer a consultoria e o suporte ideal para o seu negócio.   

A Comerc Energia realiza a análise do perfil do seu negócio, sua capacidade de produção e elabora um plano de gestão de energia que pode englobar desde o aumento da eficiência no consumo de energia elétrica até a produção de energia renovável, tornando todo o processo seguro, renovável e eficiente. 

Conte conosco para guiar a sua jornada rumo à descarbonização. Fale com um de nossos especialistas:  faleconosco@comerc.com.br ou preencha o formulário abaixo, e entraremos em contato em breve. 

 

Mais notícias sobre Energia Renovável