Traremos, nesse texto, boas soluções para economizar dinheiro com energia elétrica, em grandes empreendimentos.

A busca por soluções econômicas de gestão de energia já é bem comum entre grandes empreendedores, que precisam encontrar formas inteligentes de distribuir o volume contratado.

Se em nossas residências já encontramos obstáculos para estruturar o ambiente com eficiência energética, imagine então a logística necessária para adaptar grandes espaços e administrar diferentes contas.

A rede de shoppings centers se tornou um setor que investe muito em tecnologia em função destas adaptações estruturais e de logística para economizar nos custos com energia, sempre analisando onde estão os maiores e menores pontos de consumo.

Uma ferramenta de análise que ajuda neste processo é a Auditoria Energética. Você sabe em que consiste essa prática?

Traremos neste texto as estratégias utilizadas na análise e como ela ajuda a otimizar o consumo e economizar energia em grandes estabelecimentos. Continue a leitura para saber mais!

286324080_544573937203760_5145146487979960072_n

 

O que pode afetar os custos com energia em Shoppings Centers?

Dentro dos shoppings e de grandes estabelecimentos de venda, há diferentes áreas em atividade que estabelecem diferentes consumos de energia.

Se neste contexto não houver um bom controle da operação do negócio, o resultado será de uma extrema dificuldade em tornar os processos e a utilização dos equipamentos mais sustentáveis.

O primeiro ponto para começar a gerir de forma eficiente, é entender que as faturas de energia elétrica obedecem ao perfil de consumo e por isso, podem ser manipuladas de acordo com o comportamento definido.

Também é importante determinar o que afeta sua fatura e qual o peso de cada ponto no quadro geral.

Normalmente, o aumento do custo com energia elétrica dentro dos shoppings é resultado de maquinários obsoletos, baixo fator potência, demanda contratada fora do perfil de consumo e alto consumo sem necessidade.

Equipamentos ultrapassados acabam consumindo mais energia e sobrecarregando o sistema. Por isso devem ser substituídos por itens mais modernos, que consumam apenas o necessário, sem desperdícios e de forma eficiente.

Contratos de energia que não correspondem ao perfil de consumo também podem atrapalhar o fechamento mensal de consumo, já que sempre haverá diferença entre o que foi acordado e o que foi consumido. Deve-se ajustar a demanda e o contrato para que seja possível maximizar a economia mensal de consumo e de custos.

 

>> Saiba mais sobre os benefícios de adequar os equipamentos do seu negócio. Leia agora!

 

Boas estratégias para reduzir os custos com energia

Você já parou pra pensar quais ações podem influenciar diretamente no custo com energia? Apagar as luzes de espaços não utilizados e criar um programa de conscientização de consumo para os colaboradores, com certeza são boas práticas para iniciar a implementação do conceito, e ajudar a reduzir os custos.

Porém, pensando em grandes estabelecimentos, é necessário que se tenha outros pilares de economia mais expressivos.

Nesse caso, é interessante estudar a possibilidade de se tornar um cliente do mercado livre de energia. Isso tornará muito mais fácil qualquer negociação ou adaptação, considerando que esse mercado é flexível e vantajoso para grandes empresas.

A migração para o ACL (Ambiente de Comercialização Livre) permite que o empreendedor escolha seu fornecedor, de acordo com a fonte (podendo optar por fontes limpas) e com a demanda, de forma que os contratos se tornam mais fiéis ao perfil de consumo do shopping em questão e podem trazer grandes economias na fatura final.

Há outras ações que não dependem da migração para o ACL, mas focam na adaptação do espaço. Entre elas, podemos citar:

  • o aproveitamento da luz natural para iluminação;
  • sensores de luz em espaços onde a presença não é constante;
  • adequação dos equipamentos antigos, por outros mais modernos;
  • automação do ar-condicionado, de maneira que haja um controle da temperatura de forma automática;
  • uso de lâmpadas de LED;

 

Essas são apenas algumas opções de práticas de eficiência energética que favorecem o consumo consciente de energia e ajudam a reduzir os custos.

O time da Nexway Eficiência entende tudo sobre o tema e pode trazer muitas estratégias diferentes para se trabalhar com eficiência energética.

É importante que seja colocada em prática a Auditoria Energética para identificar quais ações fazem mais sentido para determinados ambientes. Por isso, mantenha o monitoramento da energia atualizado, para formar uma boa base de dados e tornar os ajustes ainda mais precisos.

Pensando nisso, a Comerc desenvolveu ferramentas para medição e comunicação de informações que identificam oportunidades de economia. É o caso da Zordon e do nosso app PowerView.

>> Conheça todas as vantagens do nosso aplicativo aqui

 

App PowerView

 

Ouça agora nossos especialistas falando no Comercast, sobre as melhores estratégias de economia para os varejistas:

 

Precisa de ajuda para garantir a eficiência dos dados de energia?


A possibilidade de redução de custos é um dos principais motivos para a procura crescente de sistemas capazes de melhorar a gestão do recurso.

A migração do mercado cativo para o mercado livre, somada a uma boa estratégia de contratação, e uma gestão assertiva de energia, geram aos nossos clientes resultados expressivas de redução dos custos com energia elétrica.

Implementando ações de energia eficiente nesse contexto, podemos impulsionar a redução e chegar a um valor muito mais viável de operação e gerenciamento.

Para saber mais sobre os serviços da Comerc Energia, entre em contato e saiba como podemos ajudar seu negócio com uma auditoria energética rápida e eficiente.

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável