Entenda a diferença entre energia ativa e reativa e como evitar cobranças adicionais por energia desperdiçada na sua rede

 

A distribuição de energia acontece com o funcionamento de dois componentes que se complementam: a energia ativa e a energia reativa. Ambas sempre vão existir, mas é necessário que haja um equilíbrio funcional entre elas.

Energia ativa

A corrente elétrica que temos imediatamente quando ligamos algo à tomada é chamada de energia ativa. Ela é a responsável pelo funcionamento de qualquer tipo de aparelho, máquina ou gerador, por exemplo. É a força que executa o trabalho.

Energia reativa

A energia reativa não produz trabalho direto, mas ela circula entre a carga e sua fonte de alimentação, resultando em um carregamento no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer mais energia ativa.

Ela é parte essencial para o bom desempenho do sistema, pois forma o campo magnético que dá base para o fluxo das correntes de energia de geradores, condensadores síncronos ou equipamentos eletrostáticos como capacitores.

Composição da energia elétrica: energia ativa e reativa

energia-comerc

Alguns equipamentos elétricos precisam de energia ativa (medida em kWh) e energia reativa (medida em kVArh) para seu funcionamento.

Entretanto, apesar de necessária, a utilização da energia reativa deve ser limitada ao mínimo possível, pois ela não realiza trabalho efetivo, servindo apenas para magnetizar as bobinas dos equipamentos.

O excesso de energia reativa exige condutores de maior secção e transformadores de maior capacidade.


>> Entenda a diferença entre consumo e demanda de energia. Saiba como calcular corretamente o seu consumo


Entenda a cobrança na sua fatura

A energia ativa é cobrada na sua fatura por quantidade de consumo em um intervalo de tempo (em kilowatt-hora kWh).

Já a energia reativa é expressa em kVARh (kilovolts ampère hora) mas não é cobrada. No entanto, pode ocorrer uma cobrança adicional em sua conta ser gerada em caso de potência reativa excedente. Entenda melhor no próximo tópico!

Post_Comerc_Energia-Reativa

>> Neste post do Instagram, criamos essa ilustração para melhor explicar como funciona. Confira!

 

Fator potência e multa por energia reativa excedente

Como falamos acima, a energia reativa não é cobrada na sua fatura de energia. No entanto, ela pode impactar diretamente o seu bolso quando há desequilíbrio entre a energia ativa consumida e a energia reativa gerada.

Essa relação é medida pelo fator potência, um indicador que não é demonstrado na sua conta de energia, mas determina a cobrança de multas quando existe esse desequilíbrio.


Qual fator potência (FP) ideal?

O fator de potência pode variar entre 0 e 1, mas o ideal é 1.

Quanto mais baixo for esse número, menor a eficiência e rendimento do equipamento, e você pode ser cobrado se o FP ficar abaixo de 0,92.

Por que multar os consumidores pela energia reativa excedente?

A multa corresponde ao uso ineficiente do sistema elétrico, podendo resultar em carregamento evitável no sistema de distribuição, comprometer a qualidade do fornecimento e, ainda, exigir investimentos adicionais de compensação pela concessionária local.


Como evitar multas por energia reativa?

Empresas de médio e grande porte quase que obrigatoriamente utilizarão das duas componentes energéticas, energias ativa e reativa, mas pode ocorrer em residências também.

Quando ocorre desequilíbrio entre elas, é preciso corrigir. Enquanto isso não ocorrer, a distribuidora apontará esse consumo na tarifa como “consumo reativo excedente”.

Apesar de descritas na fatura, as multas não são notificadas ao consumidor, que pode muitas vezes pagar a tarifa por longos períodos sem perceber.

Por isso, tão importante quanto acompanhar e entender o que de fato é cobrado na sua fatura de energia, é contar com uma equipe especializada para fazer avaliações do seu estabelecimento e garantir que não haja escolha inadequada de procedimentos.


Quer ajuda para diagnosticar a energia reativa e fator de potência no seu negócio?

Se você identificou uma cobrança adicional na sua fatura, pode contar com a Comerc para diagnosticar eventuais descompensações do seu estabelecimento e obter soluções para corrigi-las.

Temos vasta experiência no mercado de energia e podemos oferecer consultoria e suporte para ajudá-lo a se beneficiar de todas as vantagens que esse segmento tem a oferecer para você ou para o seu negócio.


Para conversar com os nossos especialistas, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato em breve:

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável