reajuste de tarifa de energia copel paraná

Novos índices começam a valer no dia 24 de junho de 2023 para 5 milhões de unidades consumidoras atendidas pela Copel, no Paraná.

A conta de luz vai ficar mais cara para os consumidores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) a partir do dia 24 de junho de 2023. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em 13 de junho, o reajuste tarifário anual da distribuidora. 

O reajuste varia de acordo com o tipo de consumidor, mas pode chegar a 11,73% para unidades em baixa tensão. Confira abaixo o reajuste médio para cada uma das classes de consumo. 

  • Residencial (B1): 10,96%

  • Baixa tensão: 11,73%

  • Alta tensão: 8,31%

  • Efeito médio para o consumidor: 10,5%

A revisão afeta 5 milhões de consumidores no estado do Paraná. De acordo com a Aneel, os motivos que mais impactaram o cálculo foram custos com transporte, encargos setoriais e retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

O que é reajuste tarifário? 

O reajuste tarifário anual é um processo em que os valores das tarifas cobradas pelos consumidores é reavaliado pelas empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica. Esse reajuste acontece todos os anos, exceto quando há uma revisão tarifária - que acontece a cada 4 anos. 

Tanto o reajuste quanto a revisão acontecem no que chamamos de Mercado Cativo ou Ambiente de Contratação Regulada (ACR), onde o consumidor compra energia exclusivamente de uma distribuidora de energia. 

Nem sempre um reajuste ou uma revisão tarifária querem dizer aumento. O valor pode ser reajustado para menos, caso as mudanças nos custos e no mercado conduzam para uma redução nas tarifas. O objetivo, segundo a Aneel, é garantir uma tarifa justa tanto para os consumidores quanto para as distribuidoras. 

Conte com a Comerc Energia para economizar na conta de luz

É possível economizar na conta de luz e sofrer menos os impactos das flutuações de preços das distribuidoras. Na Comerc Energia, temos diversas soluções para a sua empresa gastar menos e gerar menos impacto negativo no meio ambiente. 

Para consumidores de alta tensão, por exemplo, é possível economizar até 30% na conta de luz sem investimentos

Se você está interessado em migrar para esse mercado e reduzir custos com energia elétrica, além de tornar a sua empresa mais sustentável, preencha o formulário abaixo e descubra podemos ajudá-lo: 

Mais notícias sobre Energia Renovável