Com mais de 60 anos de atuação, a Bourbon Hospitalidade é uma empresa 100% brasileira que sempre acreditou na hospedagem responsável com o meio ambiente.

Para a rede, é indispensável que sua atuação gere impactos positivos para toda a sociedade. Por isso, suas iniciativas ASG contemplam toda sua cadeia de negócios.

As três frentes da empresa, Bourbon Gastronomia, Bourbon Hotéis e Resorts e Bourbon Destination Club, mostram que a rede entende do que faz, sempre proporcionando experiências que conectam os hóspedes à natureza com excelência e segurança.
 

 

Bourbon Hotéis e ASG: a união de inteligências para transformar o setor hoteleiro. 

 

A rede possui 24 hotéis espalhados pelo Brasil, Paraguai e Argentina, e um dos destaques é o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, que possui uma área de 240 mil m², sem abrir mão da conservação da fauna e flora da região.

Algumas iniciativas do Eco Resort incluem horta e pomar próprios; autoprodução de alimentos orgânicos; refúgio de animais selvagens em parceria com o Ibama, além de gestão eficiente de resíduos e uso de energia renovável em todas as dependências da hospedagem.

Mas, como a meta é expandir as práticas ASG, a rede de hotéis juntou-se a parceiros estratégicos, como a Comerc, para analisar seu atual cenário e traçar metas realistas para os próximos anos.

Pensando no impacto social, a gigante hoteleira ainda promove projetos para diferentes grupos ao redor do Brasil. Um dos destaques é o Instituto Bourbon, que surgiu para oferecer moradia a 80 mães solo em Cambará, no Paraná, e atualmente, conta com um complexo de ensino que inclui escola profissionalizante, com mais de 20 cursos gratuitos para os moradores da região.


Como a indústria hoteleira pode praticar sustentabilidade de verdade? 

Para que um hotel seja verdadeiramente sustentável é preciso trabalhar a eficiência energética da hospedagem, a gestão de resíduos, a conservação da água e o apoio à comunidade local.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil mostrou que 70% dos hotéis entrevistados possuem um departamento dedicado à sustentabilidade. Porém, este número tende a crescer a cada ano. Afinal, os hóspedes – sejam empresas ou a lazer – estão, cada vez mais, considerando este pilar na decisão de compra.

Para colocar tudo isso em prática e colaborar com o meio ambiente de forma responsável, é preciso contar com parceiros experientes, planejar cada passo e manter a padronização de processos.

A pesquisadora Lúcia Silveira Santos, doutoranda em Turismo pela EACH da USP, aponta que certificados ecológicos podem diferenciar os hotéis no mercado, além da certificação I-REC, que calcula as emissões de carbono do consumo energético do hotel.

 

bourbon-cataratas-doImagem Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort. 

 

Bourbon Hospitalidade e Comerc Energia 

 

Com todas essas ações, o Eco Resort de Foz do Iguaçu recebeu dois reconhecimentos de extrema importância: o selo máximo de 5 folhas na avaliação do Green Stay, padrão global, e a chancela do selo nacional EcoResponsável, do IBDN.

E não para por aí! Com o apoio de quase 10 anos da Comerc Energia, a rede de hotéis já migrou algumas unidades para o Mercado Livre de Energia, a fim de reduzir custos e, principalmente, consumir energia limpa.

Por utilizar energia renovável, a empresa se torna apta para garantir a certificação I-REC e comprovar o consumo sustentável de energia elétrica.

Com o auxílio da Comerc, a rede de hotéis já adquiriu mais de 35 mil I-RECs, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa das unidades de Atibaia, Foz do Iguaçu, Curitiba, Cambará, Santos, Campinas, Belo Horizonte, Maringá, Indaiatuba, Joinville e Barra Funda entre os anos de 2022 e 2026.


Quer saber mais sobre a trajetória do Bourbon Hospitalidade? Confira a participação dos diretores de ESG da rede de hotéis no episódio especial do Comercast! 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável