Quando falamos sobre sustentabilidade, muitos dos objetivos que encontramos no plano de ação global, estabelecido pela ONU, envolvem temas como ESG, neutralização de carbono, combate às mudanças climáticas e, claro, mercado de créditos de carbono.  

Atualmente, o mundo estuda alternativas e alinha soluções para que seja possível minimizar as consequências das mudanças climáticas causadas e evidenciadas pelo modo que vivemos e utilizamos nossos recursos.  

Se formos mais a fundo nesta temática, encontramos o conceito dos 3D's de energia que reúne pilares essenciais para a transição energética.  

Entre eles, está a descarbonização da economia, que se tornou uma pauta urgente e cada vez mais importante para o desenvolvimento dos setores. Para entender o que é o mercado e pegada de carbono e por que se tanto em descarbonização, é importante saber primeiro qual o papel do gás carbônico e do gás metano no aquecimento global.

 

Metas NET ZERO: O primeiro passo para o compromisso com a sustentabilidade 

O gás carbônico (CO2) e o gás metano, entre outros, contribuem para um fenômeno natural chamado de efeito estufa. Apesar de esse termo ser muito associado a algo ruim, ele é, pelo contrário, o grande responsável pela manutenção da vida na Terra. Os gases de efeito estufa tem a capacidade de absorver parte radiação solar irradiada pela superfície terrestre, impedindo que haja fortes variações de temperatura. Com isso, eles ajudam a manter a temperatura habitável que temos 

O problema é que estamos produzindo muito mais desses gases hoje do que o necessário e mais até do que a capacidade do próprio planeta de reabsorvê-lo e manter o equilíbrio.  
 
E qual é a consequência? A absorção de calor cresce e leva ao aquecimento global. Assim, o excesso da emissão de carbono na atmosfera torna-se um dos principais causadores das mudanças climáticas.  
 
Com esse cenário crítico, como é possível fazer com que pessoas, empresas e países parem de usar combustíveis fósseis, desmatar as florestas, reciclar e reusar mais produtos e fazer escolhas mais sustentáveis em seu dia a dia? Colocando metas que todos concordem e criando incentivos para persegui-las! 

Dessa forma, diversos países se prontificaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de compromissos internacionais (como: Acordo de Paris, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável pela ONU, NET ZERO pela IEA e muito mais), na tentativa de frear o aquecimento global e as consequências trazidas por ele.  

No Brasil não é diferente. A preocupação social pela crise climática vem crescendo a cada ano e uma das soluções encontradas para passar por esse desafio é investir em práticas de descarbonização 

Os governos determinaram metas a serem cumpridas com a finalidade de aproximar o cenário brasileiro de uma economia zero carbono, com mudanças comportamentais, uso de fontes renováveis de energia e eficiência energética. 

O processo de transição energética, apesar de urgente, não é um processo simples que pode ser facilmente efetivado. Questões sociais, políticas e econômicas estão envolvidas e por isso, precisamos caminhar de forma gradual, somando práticas sustentáveis à modernização do setor. Por isso, a Comerc está comprometida com esse plano de desenvolvimento sustentável! 

Saiba mais sobre práticas de descarbonização em:
>> ESG: Entenda detalhes sobre o tripé da sustentabilidade mundial
>> Certificados de Energia Renovável
>> Neutralização de carbono para o crescimento sustentável das empresas
>> Comerc rumo à transição energética

indústria-emissão-carbono

 

Descarbonização: Desafios e Oportunidades 

Com os milhares de desafios na jornada de descarbonização, o principal objetivo é alcançar a neutralidade climática, reduzindo as emissões de poluentes e incentivando práticas de compensação de carbono, a substituição da matéria prima e adaptações estruturais para que as nações alcancem o carbono zero.  
 
Para isso, a matriz energética global está mudando de combustíveis fósseis para renováveis. O desenvolvimento dessas inovações ajuda a aumentar as energias renováveis, desenvolver novos portadores de energia, melhorar a eficiência energética, reduzir as emissões e criar novos mercados para carbono e outros subprodutos como parte de uma economia cada vez mais circular.  
 
A grande questão, além da complexidade de completar a transição energética, é a disparidade existente entre as economias ao redor do mundo. É difícil traçar metas que sejam possíveis de aplicação para todos os países, considerando que a realidade de desenvolvimento entre eles é evidente.  
 
Ao mesmo tempo, muitas dessas etapas comumente buscadas para a descarbonização geram desafios únicos aos governos, como:

  • O aumento da eletrificação;
  •  O uso em larga escala de energia renovável;
  •  E a intensificação das medidas de eficiência energética. 

Por isso, as metas precisam ser adaptadas de acordo com a realidade econômica e social dos lugares para que sejam condizentes e alcançáveis, caso contrário, nos manteremos estagnados.  

O Brasil, que segue se desenvolvendo de forma emergente, possui uma vantagem. Segundo o EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo, onde aproximadamente 83% da nossa energia provém de fontes limpas.  

A criação de programas de conscientização e ações diárias para reduzir a poluição estão de acordo com o conceito de ESG das grandes empresas, fortalecendo as práticas sustentáveis ​​no setor elétrico e acelerando o alcance das metas.  

Por que a descarbonização é importante para o meu negócio?  

Alinhar o desenvolvimento da sua empresa com questões de preservação ambiental é o grande diferencial que os consumidores estão buscando atualmente.  

A tendência global de adaptação dos espaços e de investimentos em fontes renováveis é o que movimenta o setor e estimula as empresas a cumprirem com os novos critérios. 
 
O engajamento sobre o tema pode levar seu negócio a um ambiente de negociação moderno e eficiente, onde as ações sustentáveis adotadas por sua empresa vão potencializar a economia de baixo carbono que está se estabelecendo.  

Ou seja, se tornar uma empresa focada na transição energética, alcançando certificados, aplicando ações de ESG e revendo a eficiência energética do seu espaço, atrai clientes e melhora a imagem do seu empreendimento.  

Assim como um efeito em cadeia, quanto mais clientes apostarem na sua marca, mais receita você terá para aprimorar as estratégias e procurar por fornecedores que também trabalhem de forma mais sustentável.  

>> Você não pode ficar para trás enquanto o setor se transforma. Ouça agora nosso Comercast sobre neutralização de carbono com Ana Beatriz Polli, executiva de relacionamentos na Comerc Gestão.


COMERC IMPACTA: A solução da Comerc para colaborar com a jornada de descarbonização da sua empresa 

Você já sabe como a Comerc pode te ajudar? Com o intuito de direcionar as empresas no caminho da descarbonização, Grupo Comerc apresenta um novo produto ao mercado. 
 
O Comerc IMPACTA, lançamento da Comerc +Livre, realiza uma análise detalhada do inventário de gases do efeito estufa (GEE) do cliente e apresenta um plano de ação com diretrizes práticas e soluções sustentáveis para a empresa atingir metas NET ZERO.  
 

2 - Andre Dorf

O Comerc IMPACTA apresenta um relatório de emissões, faz o diagnóstico dos principais fatores de emissão e apresenta as melhores soluções de descarbonização para atingir as metas dos clientes, ou até o Net Zero, com base na plataforma integrada de soluções sustentáveis da Comerc. Como exemplo, um cliente pode ter potencial para consumir energia renovável, trocar equipamentos antigos por outros mais eficientes, gerenciar melhor o seu consumo, ter a possibilidade de substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis nas operações industriais e trocar a frota utilizada por uma frota menos emissora e sustentável. Não basta apenas medir as emissões, o mais importante é atuar de forma constante nos processos, que podem ser revistos e modernizados para se tornarem mais sustentáveis. Todas estas soluções fazem parte da plataforma da Comerc, tornando a jornada de descarbonização mais eficiente, ágil e econômica, independentemente de qual seja a característica do cliente.” , afirma Andre Dorf, CEO do Grupo Comerc Energia.

Comercast_137_THUMB SITE

 

Comerc Energia: Compromisso com a sustentabilidade da sua empresa 

Como o sucesso do seu negócio também é o nosso objetivo, mais do que apresentar novas soluções ao mercado, nós estamos comprometidos em aperfeiçoar ações e estratégias corporativas para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de adaptar suas práticas e processos ao cenário de transição energética. Assim, se empenha em contribuir de forma decisiva para desacelerar as mudanças do clima e seus impactos, alinhada aos preceitos do Acordo de Paris e também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Conhecer o setor elétrico, as novas tendências e os melhores caminhos é peça fundamental para garantir o aprimoramento e inovação das nossas soluções sustentáveis, visando o fechamento de bons negócios. 
 
Para tanto, integramos uma série de iniciativas relacionadas ao tema, tais como: Science Based Targets (SBT), World Alliance for Efficient Solutions, Caring for Climate, Hydrogen Council, Terrawatt Initiative, Business Leadership Criteria on Carbon Pricing e TFCD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures). 

A Comerc Energia se compromete em realizar uma análise segura de quais processos se encaixam melhor com o seu perfil de negócio, de forma que alcançar as metas ambientais traga vantagens e confiabilidade para sua marca. 
 
Você não precisa se preocupar com o processo de descarbonização da sua empresa, se consultoria for estratégica com as etapas forem bem estruturadas e aplicadas de forma segura. Com isso, fortalecemos o setor com movimentos transparentes e seguros, criando iniciativas que tenham um impacto real na preservação ambiental e nas mudanças climáticas.  

Seguimos firmes em nossos objetivos de transição da matriz energética brasileira e trabalhamos para um futuro mais verde com iniciativas que deixem impactos positivos para a sociedade e futuras gerações.

>> Explore nossas práticas ESG no Relatório de Sustentabilidade 2021.
 pegada-de-carbono

 

Plataforma integrada de soluções sustentáveis para o seu negócio 

O Grupo Comerc Energia é a mais completa Plataforma de Soluções Renováveis em Energia e Descarbonização do Brasil. Com 20 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 3,8 mil unidades de consumo, a companhia fechou 2021 com um faturamento de R$ 3,8 bilhões.  
 
Como líderes no setor para o Mercado Livre de Energia, fazendo a gestão de 16% dos consumidores no segmento - equivalente a 6% da energia consumida no Brasil, nossas estratégias são pensadas em sintonia com as boas práticas do mercado nos âmbitos ambientais, sociais e de governança (ESG).  
 
Atualmente, a estrutura do Grupo Comerc é ancorada em quatro verticais de negócios, reunindo em seu portfólio geração de energia renovável, comercialização de energia e I-RECs, eficiência energética e gestão de consumidores no mercado livre. Juntas essas soluções tornam factível o caminho para a descarbonização! 

HEADER_emkt_03_v0-1


Pensou em descarbonização, pensou no Comerc IMPACTA! 
Incentive a sustentabilidade de modo genuíno na sua empresa, com quem entende do assunto. Entre em contato com o nosso time e conheça nossas soluções.

 

 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável