Com certeza, fazer uma gestão estratégica é válido para quase todos os setores da nossa vida, não é? E quando falamos em energia, investir em uma boa gestão é fundamental para entender o consumo e os gastos com esse recurso.

Com o final do ano chegando, os planejamentos para 2023 começam a ser elaborados e discutidos, para que os próximos orçamentos de energia sejam ainda mais precisos.

A gestão de energia permite interpretar e adaptar seus contratos de acordo com os movimentos de consumo registrados, o que te ajudará a tornar seu negócio seguro e eficiente.

 

Planejamento energético

Definir esse conceito não é difícil, mas entender como aplicá-lo da melhor forma no seu negócio exige um bom entendimento dos principais pilares que conduzirão sua gestão.

Ao trazer a ideia de planejamento, já é possível imaginar que haverá um estudo de consumo, custos e de contratos para que seja possível desenvolver um caminho inteligente para as próximas etapas da contratação de energia elétrica.

Um planejamento energético considera seu perfil de consumo de energia para comparar o comportamento entre diferentes anos, identificar pontos de maior/menor consumo e as estratégias de eficiência energética aplicadas até então.

Somente após as análises desses dados será possível alcançar um orçamento eficaz e econômico para o ano seguinte, adaptando estruturas, quantidades e os mecanismos de gestão.

Ao aplicar na sua empresa uma gestão estratégica, você garante diversas vantagens para seu negócio, uma vez que é possível prever, antecipar e projetar as demandas futuras.

  
>> Leia mais sobre Planejamento energético: O Caminho para a sustentabilidade com economia
no blog Panorama.

Qual a importância e vantagens de um bom planejamento?

O planejamento energético é uma ferramenta muito útil para identificar boas soluções de abastecimento de energia para a sociedade, pois analisa padrões e sinaliza boas tecnologias que atendam melhor às necessidades atuais.

Por isso, hoje, é inviável gerir um negócio sem um planejamento energético. Saber administrar seu consumo de energia é a melhor forma de economizar dinheiro e de usar nosso recurso de forma mais consciente.

Esse instrumento de gestão é uma grande ponte que pode acelerar nosso caminho para um setor energético mais sustentável e nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Ao procurar por vantagens do planejamento energético, encontramos principalmente a facilidade para aplicar estratégias de gestão após a organização dos sistemas, baseada em dados concretos.

A previsibilidade orçamentária, por exemplo, é perfeitamente aplicável quando se tem um controle sobre demanda e contratação de energia em diferentes períodos.

Além disso, será possível adotar estratégias como a sazonalização, ações de eficiência energética, contratações dentro do mercado livre, uso de energia limpa entre outras possibilidades que uma gestão estratégica pode trazer.

A princípio, pode parecer pouco interessante para ser colocado em prática em uma empresa que já funciona de outra forma.

Mas investir em um planejamento energético trará todas essas vantagens a longo prazo, ou seja, é necessário dar o primeiro passo para que você e seu negócio possam otimizar o uso desse recurso e aproveitar esses benefícios.

close-up-mulher-de-negocios-usando-calculadora-e-laptop-para-fazer-financas-matematicas-na-mesa-de-madeira-no-escritorio-e-negocios-trabalhando-fundo-imposto-contabilidade-estatisticas-e-conceito-de-pesquisa

Mas então, por onde começar?

Quanto mais organizado, melhor! Por isso, traremos nesse texto os três principais passos para dar início a essa jornada e revolucionar a forma como você lida com suas contas de energia.

  • Passo 1: Identifique as prioridades do seu planejamento: 

    O primeiro passo, para que tudo ocorra da melhor forma, é identificar as fraquezas do seu sistema e definir as principais metas que você deseja alcançar.

    Conseguindo enxergar o cenário atual do seu negócio, você já tem um ponto de partida para começar a recolher dados. Por isso seu histórico de consumo é tão importante para planejar ações futuras.

    Esse é um momento de entender como sua empresa irá funcionar e qual o formato em que vai trabalhar, para colocar na ponta do lápis todos os planos, os projetos, avaliar as oportunidades e reduzir ameaças.

  • Passo 2 - Mapeie seus contratos, demanda, investimentos e análises dos principais fornecedores

    Entenda até que ponto sua rede de abastecimento é realmente eficaz. Seus investimentos em energia precisam te trazer algum retorno e por isso é sempre interessante reavaliar seus contratos e os fornecedores.

    Atualizando suas estratégias de negócio com base no seu fluxo de consumo, você terá mais segurança para fazer novos investimentos e apostar em ferramentas e estratégias que potencializarão sua gestão.

  • Passo 3 - Estabeleça objetivos e metas para a gestão da sua energia

    O planejamento energético precisa ter um objetivo claro, para trazer bons resultados. Sem uma linha que sirva de guia para seus planos, muitas ações podem se perder no caminho.

    Por isso, sente com uma equipe de gestores que possa te ajudar a desenhar um mapa que te mostre os pontos necessários para chegar até o final. Quais são as mudanças que você estará disposto a fazer? Onde acontecerão os principais ajustes? Quanto dinheiro será necessário? Qual a meta de redução dos custos?

    Essas e outras perguntas são essenciais para guiar o planejamento e otimizar os resultados, que serão cada vez mais precisos.

vista-alta-angulo-de-contador-masculino-verificar-documento-financeiro_1098-18854

Planejamento e Sazonalização

Assim como dito anteriormente, o planejamento energético é fundamental para fazer com que a sazonalização funcione dentro da sua empresa.

Somente entendendo como seu sistema funciona, quais são as demandas, os pontos de maior consumo e etc, é que você saberá como distribuir a energia contratada de uma forma inteligente.

Períodos do ano em que há maior consumo receberá um volume maior de energia. Em contrapartida, períodos onde há baixa consumação, funcionará com menos energia. Isso evita que seu sistema tenha que lidar com faltas ou desperdícios futuramente e garante segurança de abastecimento em todo o período de contratação.

Nesses casos, o volume de energia não pode ser alterado e existe uma data específica para solicitar a sazonalização da sua energia. Por isso, é extremamente importante que você esteja acompanhado de um planejamento para poder analisar seus dados de consumo e saber o volume que deverá ser contratado.

Quanto mais tempo trabalhando com uma gestão estratégica, mais precisos serão seus dados e mais seguro será fazer qualquer tipo de reestruturação, porque você terá uma grande previsibilidade de consumo para cada período.

O setor elétrico brasileiro é bastante ativo e oscilante, o que exige bastante atenção às notícias, às novas leis e à rede de abastecimento. Assim, você poderá focar no melhor custo-benefício para sua empresa de forma segura e efetiva.

É muito importante contar com uma gestora especializada, para otimizar o controle e sanar qualquer dúvida quanto a orçamentos antigos ou futuros.

Nós, da Comerc, temos vasta experiência no mercado livre de energia e podemos oferecer toda a consultoria e suporte para ajudar você a se beneficiar de todas as vantagens que esse segmento tem a oferecer para você e para o seu negócio.

Nosso time pode te ajudar a economizar com a conta de energia no final do mês! Não deixe para depois! Entre em contato e converse com os nossos especialistas!

>> Ouça a Natália Cristina Micheloti, Executiva comercial, falando sobre o consumo de energia elétrica:


>> Saiba mais sobre energia com a Comerc:

Tá esperando o quê? Entre em contato e saiba mais com quem entende do assunto! 

 

Como reduzir custos na sua empresa

Separamos 6 dicas para te ajudar com a economia de energia no final do mês.

Baixar ebook

Mais notícias sobre Energia Renovável