Apresentação

Em 2019, atingimos a maioridade. Após 18 anos da nossa fundação, somos a maior e mais completa prestadora de serviços relacionados ao mercado de energia no Brasil.

Sempre fomos transparentes e focados, mas crescemos e chegou a hora de externalizar nossa atuação para outras fronteiras e decidimos lançar o nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade.

Com conteúdo baseado em um processo de materialidade que considerou os temas mais relevantes para os nossos públicos de relacionamento e indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), referência mundial para relatos corporativos, o Relatório de Sustentabilidade de 2019 é um convite para todos os nossos stakeholders mergulharem no Universo Comerc. Boa leitura!

Mensagem do Presidente

"Buscamos fortalecer nosso compromisso com as melhores práticas de ética e transparência, assim como incentivamos a diversidade, a mobilidade e a inclusão em nossas equipes"
Cristopher Vlavianos
Fundador e Presidente da Comerc Energia

 

ler mais

O ano de 2019 foi mais um ano de crescimento e expansão para a Comerc Energia, fundada há 18 anos como uma empresa de serviços de gestão de energia, posicionando-se de forma estratégica ao lado dos primeiros consumidores livres de energia elétrica do país e, daí em diante, sempre ampliando seus horizontes com o objetivo de trazer ainda mais soluções aos seus clientes. Do posicionamento estratégico, passamos a atuar fortemente em compra e venda de energia colocando a nossa trading sempre entre as 10 maiores e mais respeitadas no mercado e, mais recentemente, incorporarmos uma ampla gama de serviços a nossos clientes, de geração distribuída ao armazenamento em baterias, de eficiência energética a sistemas de gestão, de IOT de medição ao desenvolvimento de projetos solares, de plataforma de notícias e dados a sistemas de gestão de cativo. Com todos esses serviços, foi possível colher os frutos de negócios iniciados há três anos, voltados a soluções que permitissem elevar a eficiência de nossos clientes, reduzir seus custos e aprimorar processos – sempre de forma sustentável.

Em decorrência disso, conseguimos superar a expectativa de resultados econômico-financeiros ao longo do ano, registrando um aumento de 54% em nosso faturamento, que passou para R$ 3,7 bilhões. Ainda que boa parte desse resultado tenha vindo das áreas de gestão e trading, o negócio de eficiência energética teve um bom desenvolvimento em 2019. Esse desempenho decorre, fundamentalmente, de nosso entendimento sobre a necessidade de conhecer o cliente – e assim ter condições de assessorá-lo com as melhores soluções.

Internamente, buscamos fortalecer nosso compromisso com as melhores práticas de ética e transparência, assim como incentivamos a diversidade, a mobilidade e a inclusão em nossas equipes. Em janeiro, estabelecemos um modelo de governança por meio da formação de comitês, a fim de incubar, fomentar e permear as decisões tomadas pela empresa – tornando-as, de fato, participativas. Isso faz com que nossos processos sejam transversais e abertos à contribuição de todos, conferindo a eles uma multiplicidade de olhares que é extremamente vantajosa no mercado.

Acreditamos que o setor de energia sentirá cada vez mais o impacto de tendências irreversíveis – como o desenvolvimento de fontes renováveis e a imposição dos “3 Ds” (digitalização, descabornização e descentralização). É um novo mundo cheio de possibilidades, com mais eficiência, mais controle e melhor desempenho, onde o consumidor é o protagonista e o novo centro do universo. Nesse sentido, temos nos preparado para esses cenários, investindo em tecnologia, treinamento de pessoas e desenvolvimento de novos negócios.

Antes da pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, acreditávamos que manteríamos um crescimento anual da ordem de 20% a 30%, mas, assim como para todo o mundo, a Covid-19 impactará nossos resultados. No caso da Comerc, acreditamos que o impacto será apenas no curto prazo, pois o “Novo Normal” vai trazer grandes oportunidades de estarmos ainda mais próximos desse “Novo Centro do Universo”, ampliando a criação e o compartilhamento de mais valor com o nosso trabalho.

Cristopher Vlavianos

Fundador e Presidente da Comerc Energia

A Comerc

01

18 anos Contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de liberdade na escolha do fornecedor de energia

Energia, parceria e liberdade

A Comerc Energia contribui para o desenvolvimento de uma cultura de liberdade entre os consumidores brasileiros na escolha de seu fornecedor de energia – seja por meio de sua atuação no mercado, das parcerias que tem efetivado ao longo do tempo ou do seu empenho para disseminar conhecimento sobre o tema na sociedade.

A empresa nasceu como gestora na comercialização de energia elétrica, em 2001, dois anos após o estabelecimento do mercado livre de energia no Brasil. Criado efetivamente em 1995, o mercado livre permite que determinados consumidores escolham seu fornecedor de energia elétrica de acordo com sua conveniência, confiança e preço.

Formada por oito unidades de negócio estruturadas em quatro grandes áreas (gestão e consultoria, trading, serviços, e tecnologia e informação), a empresa fundada por Cristopher Vlavianos a partir da sua experiência no mercado financeiro e conhecimento da complexidade do setor elétrico contava em 2019 com mais de 400 especialistas.

Sua expansão sempre visou relacionamentos de longo prazo. A Comerc Energia cresceu, mas continuou alinhada aos princípios idealizados desde a sua fundação: o de ser uma empresa focada em energia, parceria e liberdade.

ler mais

2001

Comerc Gestão

Maior gestora de energia do país, sendo responsável por gerir, em 2019, 3.100 MW médios, ou o equivalente a 5% da energia consumida no Brasil. Também administra, por meio do seu braço Comerc Gestão de Geradores, aproximadamente 5GW de potência de mais de 130 geradores, produtores independentes e autoprodutores.

Comerc Trading

Entre 2001 e 2006, a Comerc Trading realizou operações de compra e venda de energia de curto-prazo com o objetivo de atender exclusivamente às necessidades dos clientes da Comerc Gestão. A partir de 2006, mudou o foco de atuação e começou a atender também outros participantes do mercado de energia, como consumidores de outras gestoras e geradores, mas principalmente se tornou uma comercializadora realmente ativa e parceira de negócios das principais empresas do segmento.

2014

Comerc Gás

Faz a gestão do consumo de gás natural e auxiliar a contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas e apoio às complexas soluções regulatórias, preparando-as para migrarem para o mercado livre de gás natural, seguindo o mesmo caminho que a Comerc Gestão trilhou a partir de 2001.

2015

Comerc ESCO

Desenvolve, implanta e investe em soluções de eficiência energética. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica dos clientes, sem que eles precisem fazer quaisquer investimentos.

2018

Newcom

A Newcom também é uma comercializadora independente de energia operando no mercado livre brasileiro, mas com foco nas negociações de atacado. Atua estruturando operações de compra e venda de contratos de energia baseada em diferentes estratégias de trading: compra/venda, posições long/short, busca de tendências e arbitragens.

MicroPower – Comerc Energy Storage

Primeira empresa a atuar no formato battery-Storage-as-a-Service (bSaaS) no Brasil, é uma joint venture criada em 2018 a partir da união do Grupo Comerc e a MicroPower Energy, que operacionaliza o mesmo negócio nos Estados Unidos. Em 2019, a Siemens ingressou na empresa, comprando uma participação e agregando conhecimento na execução dos serviços.

Doc88

Empresa de tecnologia do Grupo Comerc cuja essência é inovar e o seu propósito é solucionar. A Doc88 encontra maneiras disruptivas para melhorar a gestão e a produtividade tanto das empresas do Grupo quanto dos clientes.

2019

MegaWhat

Plataforma on-line no mercado de energia, preparada para oferecer notícias, projeções de preço e de meteorologia, análises regulatórias e setoriais, cursos e conectividade em tempo real para tomadas de decisão nos mercados de energia, petróleo, óleo e gás.

Roda estratégica

Lançada durante o encontro de colaboradores realizado em março de 2019, a Roda Estratégica da Comerc Energia foi desenhada para mostrar o seu principal diferencial competitivo: o mais completo portfólio com ferramentas digitais e serviços inovadores relacionados ao mercado de energia.

Saiba mais na página 15 do Relatório Completo

Governança Corporativa

02

45 sócios Sendo que 7 deles começaram na Comerc Energia como estagiários

Embora tenha construído sua história baseada na ética e na transparência, à medida que os negócios foram expandindo e a empresa crescendo, a Comerc Energia viu a necessidade aprimorar sua Governança Corporativa. Para isso, em 2019, reuniu cinco colaboradores em um Grupo de Trabalho (GT) criado com esse objetivo.

A equipe buscou as melhores práticas de governança do mercado: paralelamente a consultas realizadas ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e ao Instituto Ethos, verificou as políticas já existentes na organização e propôs revisões e criações de novos códigos que atendam, inclusive, aos requisitos da ISO 9001.

Estrutura societária

A Comerc Energia possui uma estrutura societária diferenciada. Há um sócio majoritário, seu fundador, e cinco vice-presidentes, sendo os sócios com participação societária mais significativa. Valioso para a Cultura Comerc, o programa de sociedade não se restringe à alta liderança e entre os sócios há também diretores, gerentes, coordenadores e analistas. A empresa encerrou 2019 com 45 sócios.

Órgãos de Governança

A gestão da Comerc Energia é realizada por uma Diretoria Executiva , composta em 2019 por um presidente e cinco vice-presidentes, e conta, desde 2006, com o apoio de um Conselho Consultivo, formado por nomes de referência para a economia brasileira e o setor elétrico.

Para enfrentar o desafio que acompanhou o crescimento e diversificação do seu negócio, foi estabelecido, em janeiro de 2019, um modelo de gestão participativa baseado em comitês. Criados com o propósito de incubar, fomentar e permear as decisões tomadas pela empresa, tornando-as mais transversais e interativas, foram instituídos inicialmente cinco comitês: Comitê de Estratégia e Sustentabilidade; Comitê de Pessoas; Comitê de Clientes; Comitê de Ética e Compliance e Comitê de Negócio.

Ética e combate à corrupção – As melhores e mais transparentes práticas de responsabilidade corporativa e um alto padrão de comportamento ético são aspectos fundamentais das operações do Grupo – balizando a forma com a qual desenvolve suas atividades, estabelece suas parcerias e se relaciona com todos os públicos de interesse. Essas premissas de atuação aplicadas desde a fundação da empresa foram reunidas em um documento publicado em março 2019: o Código de Ética e Conduta. Na ocasião, também foi lançado o Canal Aberto, ferramenta de governança e comunicação que fortalece a responsabilidade em zelar pela integridade de todas as relações.

Planejamento e gestão

03

60 milhões investidos em 2019: 50% em inovação e 25% em tecnologia

O Grupo Comerc iniciou 2019 olhando para um horizonte de três décadas. Com a experiência adquirida por meio de novas empresas como a Doc88 e a MegaWhat, e ciente das mudanças disruptivas pelas quais o setor elétrico passará nos próximos anos, foi criado o Projeto49.

O nome faz referência aos 19 anos de Comerc (que serão completados no fim de 2020) somado à sua preparação para os próximos 30 anos. Um time multidisciplinar experiente foi alocado nesse projeto para desenvolver o planejamento estratégico financeiro de todas as empresas, bem como planos de negócios que fortaleçam a expansão do Grupo.

A estratégia de atuação da Comerc varia de acordo com a especificidade de cada unidade de negócio. A essência da Comerc Gestão, por exemplo, está baseada em quatro pontos, interligados por meio de uma sólida parceria:

Inovação e tecnologia

O investimento em tecnologia é um diferencial em termos de negócios mais atrativos, com melhores custos e, acima de tudo, disruptivos. Nesse sentido, grande parte do trabalho tem se concentrado na Doc88, empresa do Grupo que desenvolve soluções de tecnologia para corporações. Outros projetos alinhados à inovação e ao incremento tecnológico são:

Ler mais
  • Bike&Park – Plataforma tecnológica voltada aos proprietários de bicicletas com total praticidade para estacionar em locais com instalação de paraciclos escolhidos previamente.
  • MegaWhat – Plataforma colaborativa com ferramentas de interatividade que em três meses alcançou cinco mil seguidores, uma comunidade de pessoas relacionadas a energia.
  • PAX – Empresa de tecnologia cuja plataforma é voltada ao setor logístico com a premissa de conectar proprietários de veículos de transporte (VUCs, caminhões, pick-ups, inclusive refrigerados) a demandantes de entregas de forma rápida e eficiente.
  • PowerView – Plataforma eletrônica e importante ferramenta da Comerc Gestão para atendimento dos seus clientes. Possibilita a gestão de contratos de energia, a automação dos processos de apuração do balanço energético mensal e o acompanhamento da telemetria do consumo de energia elétrica de cada unidade gerenciada.
  • YAM – Plataforma web voltada à disseminação de conhecimento e troca de experiências em temas como expansão da consciência; conexão com a vida; saúde e alimento; sabedoria ancestral e harmonia do corpo, mente e espírito. A monetização acontece por vendas on-line de conteúdos e treinamento.
  • Eficiência energética – os projetos da Comerc ESCO foram destaques em 2019, tendo atingido a marca de R$ 23 milhões investidos no início de 2020. Foram beneficiadas companhias dos mais diversos setores, principalmente shopping-centers e indústrias, de 14 estados brasileiros.

Qualidade dos serviços e soluções

Em 2019, a carteira da Comerc aumentou cerca de 21%, passando de 938 empresas em 2018 para mais 1,1 mil clientes em 2019. Em relação às novas soluções lançadas no ano, um dos destaques é o Zordon Energy, que pertence ao portifólio de soluções da Doc88 e consiste na instalação de dispositivos para coleta, tratamento e disponibilização de dados com o intuito de atuação preditiva, preventiva, corretiva ou de monitoração. Entre os seus subprodutos estão o Zordon H (hardware), Zordon S (Software) e Zordon I (Intelligence).

NPS – Em agosto de 2019, teve início o projeto piloto para uso do Net Promoter Score (NPS), ferramenta que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes. A iniciativa visa direcionar os esforços para o progresso constante da empresa e ampliar a chance de reverter a potencial insatisfação uma vez que forem identificados problemas. O NPS do período de agosto a dezembro de 2019 foi de 66,67, resultado que classifica os serviços da Comerc na “Zona de Qualidade” da métrica.

Produção e divulgação de informações

A atuação bem-sucedida em um setor tão dinâmico quanto o de energia está diretamente ligada ao acesso à informação de qualidade. A Comerc Energia oferece uma ampla gama de produtos de inteligência no setor elétrico, que inclui vídeos e matérias explicativas, informativos, análises semanais, estudos, relatórios gerenciais de curto prazo e de preços de mercado, informes sobre o impacto de reajustes tarifários etc. Com base nesse conjunto de informações, levantadas e analisadas por uma equipe de especialistas, é possível conferir mais racionalidade ao processo de tomada de decisões.

Ler mais

Índice Setorial Comerc – Referência para o mercado livre de energia brasileiro na última década, é um levantamento mensal que tem como base o consumo de energia elétrica e informações coletadas das unidades consumidoras gerenciadas pela Comerc há pelo menos um ano – e que representam 20% de todo o consumo do mercado livre. O indicador possibilita três formatos de comparação: mês atual x mês anterior; mês atual x mesmo mês no ano anterior, acumulado ano atual x acumulado no ano anterior.

MegaWhat – Entre a data do seu lançamento (17 de outubro) e o último dia do ano, contabilizou:

  • 262 notícias publicadas;
  • 62 análises feitas (preços, meteorologia, regulatório, leilão, óleo e gás);
  • 2 webinários realizados;
  • 46 podcasts e 13 vídeos com previsão do tempo;
  • 7 episódios de podcast com convidados do setor.

Panorama Comerc – Uma verdadeira agência de notícias da área de energia, disponível em português e inglês, o blog traz, de forma aberta, notícias, indicadores, artigos, vídeos e informativos sobre o setor. Em 2019, a plataforma contabilizou 51 matérias e artigos, cuja visualização foi superior a 66,8 mil acessos. A reportagem mais vista foi “Energia solar no Brasil e no Mundo", com 1.770 visualizações e tempo médio de permanência de cinco minutos na página.

  • Releases para a imprensa – Um total de 47 conteúdos produzidos em 2019.
  • Comerc Resenha – 47 vídeos gravados, com uma média de 8.500 visualizações por vídeo.
  • Comerc Explica
  • Informativos de Gás e de Preços de Mercado
  • Webinários – 12 realizados no ano, que discutiram tendências e impactos sobre o setor e somaram 9.024 visualizações (média de 754 visualizações por edição).
  • Redes sociais – Crescimento de 390% no número de seguidores do Facebook em 2019. Até então presente também no LinkedIn, no Twitter e no YouTube, a empresa estreou no Instagram, com um perfil criado em dezembro de 2018.
  • Comercast – Canal de podcasts sobre o mercado de energia gravados por diferentes especialistas do Grupo Comerc. Foram gravados dez episódios em 2019 e a média de interatividade foi de 460 downloads por episódio.
  • Eventos setoriais – Participação no do Fórum de CEOs - A Tecnologia como driver da modernização do setor elétrico durante a edição 2019 do ENASE (Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico).

Desempenho dos negócios

04

R$ 3,06 bi foi a economia que a Comerc contabilizou para seus clientes em 2019

Mercado livre de energia

A maior colaboração da Comerc Energia com o desenvolvimento sustentável do setor energético é por meio da economia financeira que leva aos clientes que migram do mercado cativo para o mercado livre. Muitas vezes essa migração está atrelada também à garantia da utilização de energia de fontes renováveis de forma que, além de levar uma significativa economia financeira aos clientes, a empresa também proporciona ganhos na redução de emissões atmosféricas. Em 2019, considerando mercado cativo x mercado livre, a Comerc contabilizou R$ 3,06 bilhões de economia para seus clientes.

 

Resultados financeiros

A estratégia diversificada da Comerc ameniza as incertezas trazidas pelo panorama político, econômico e setorial do país, e, em 2019, o cenário econômico e setorial se traduziu positivamente no desempenho econômico do Grupo, que atingiu o faturamento de R$ 3,7 bilhões, 54% superior ao registrado no ano anterior.

Já considerando o triênio de 2017 a 2019, a geração de receita da Comerc Energia teve um crescimento de 121%.

Ler mais

Valor econômico direto gerado e distribuído

Valor econômico direto gerado (R$ milhões)
Gerado201720182019
Receitas1.813,902.579,694.018,03
Valor econômico distribuído (R$ milhões)
Distribuído201720182019
Custos operacionais1.612,742.392,763.745,96
Salários e benefícios de empregados29,8038,7054,57
Pagamentos a provedores de capital44,3836,5340,00
Pagamentos ao governo62,8563,0791,55
Investimentos na comunidade35,7541,6265,75
Total1.785,532.572,683.997,84

Pessoas incríveis

05

Dobrou o número de colaboradores da Comerc entre 2017 e 2019

Para trabalhar na Comerc Energia, é preciso mais do que um currículo invejável. A empresa busca pessoas verdadeiramente alinhadas aos seus valores, uma vez que prega um ambiente harmonioso e colaborativo, prezando por um clima de confiança e companheirismo.

Certificada como excelente empresa para trabalhar nos anos de 2018 e 2019 pela consultoria Great Place to Work (GPTW), com um índice de confiança de 86% de favorabilidade em 2019, a Comerc Energia reúne um time incrível, altamente engajado e considerado por sua gestão um de seus principais ativos intangíveis.

Capital humano

A Comerc Energia dobrou o número de colaboradores entre 2017 e 2019 devido ao crescimento dos negócios e dos novos projetos. Com um perfil jovem e média de idade de 35 anos, a Comerc Energia mostra-se uma empresa atrativa, na qual as pessoas têm vontade de trabalhar. O turnover, por exemplo é de 1,8% Já o processo de seleção de estagiários de 2019 contou com mais de 2 mil inscritos, que preencheram 27 vagas.

 

Ler mais

Colaboradores por unidade de negócio

Unidade201720182019
NúmeroPercentualNúmeroPercentualNúmeroPercentual
Comerc20792,4%24879,5%31772,4%
MegaWhat0092,9%122,7%
Doc88177,64915,7%10323,5%
Newcom0061,9%71,6
Total224100%312100%439100%

Gestão de Carreira

Qualquer pessoa que comece a trabalhar na Comerc Energia tem a possibilidade de um dia se tornar sócio, desde que demonstre estar alinhada aos princípios e objetivos que norteiam o negócio. A empresa oferece treinamentos e oportunidades: entre os 45 sócios, por exemplo, sete começaram como estagiários.

As vagas abertas são oferecidas primeiro internamente por meio do canal de comunicação interna, o PowerView, que é acessado por todos os colaboradores. Das 155 vagas divulgadas em 2019, 18% foram preenchidas por meio do recrutamento interno, 13 pontos percentuais a mais do que em 2018.

Grupo de Diversidade criado dentro do Comitê de Pessoas realizou iniciativas de conscientização em relação à diversidade e inclusão separadas em: Gênero, Étnico Racial, Pessoas com Deficiência e LGBTQIA+

Ler mais

Colaboradores negros por categoria funcional1 GRI 405-1

Percentual de colaboradores por grupos de diversidade1

Categoria funcionalGêneroFaixa etária
HomensMulheres< 30 anosEntre 30 e 50 anos> 50 anos
Diretoria79,5%20,5%7,7%66,7%25,6%
Gerência83,9%16,1%19,3%71%9,7%
Coordenador/Consultor57,1%42,9%28,6%69%2,4%
Assistente/Analista/Executivo de Relacionamento58%42%58%37,2%4,8%
Estagiário62%38%100%0%0%
Total62%38%50,7%42,8%6,5%

1 Os dados consideram todos os colaboradores da Comerc, independentemente da modalidade de contratação, de forma que o cálculo total considera 432 colaboradores, sendo 268 homens e 164 mulheres.

Responsabilidade socioambiental

06

1.965 empresas conquistaram o certificado de energia renovável da Comerc em 2019

Por meio dos direcionamentos apontados em todo o processo de elaboração e engajamento promovido para a construção desse seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, a Comerc Energia planeja estruturar, a partir de 2020, um plano robusto de comunicação e sustentabilidade. A ideia é estabelecer a vocação da empresa voltada especificamente para os impactos econômicos, sociais e ambientais.

Estratégia climática

A essência dos negócios do Grupo Comerc – seja por conta do insumo energia renovável, seja de soluções inovadoras – está totalmente alinhada a uma estratégia climática relacionada ao uso consciente dos recursos naturais e à redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

  • Comerc Trading participa de programas que confirmam que alguns contratos de energia negociados realmente têm lastro em energia renovável, ganhando um selo de confirmação;
  • Projetos de eficiência energética da Comerc ESCO economizaram 25,7 mil MWh para os clientes em 2019, um crescimento de 306% em relação aos resultados de 2018.

Certificados de Energia Comerc

Ler mais

O Certificado de Energia Renovável garante a origem renovável da energia comprada pelas empresas. Em 2019, 1.965 empresas conquistaram esses documentos (que foram emitidos em 2020) e desde a sua criação, 7.397 empresas foram certificadas, evitando a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO2 no período, o que equivale a 29 milhões de árvores.

O Certificado de Eficiência Energética começou a ser emitidos em 2018 (ano base 2017). Em 2019, 33 empresas obtiveram o documento, que já foi entregue a um total de 38 organizações desde o seu lançamento.

Ações e projetos sociais

A Comerc tem como compromissos colaborar com associações que necessitem de algum incentivo financeiro para desenvolver atividades em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como envolver colaboradores em ações sociais que impactem positivamente a sociedade, seja por meio de doações ou trabalho voluntário.

Desde 2016, todo mês de outubro, a Comerc realiza o Dia das Crianças no Circo com ONGs e instituições parceiras. Em 2019, cerca de 2.200 mil crianças de 12 instituições de caridade puderam ter dia diferente no Circo Spacial.

 

 

Ler mais
  • GRAAC – Apoiadora do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, a Comerc participa anualmente da ação do Mc Dia Feliz, em que a renda da venda do hambúrguer Big Mac é revertida à instituição, e contribui com o jantar realizado pela instituição para arrecadação de fundos.
  • Hospital Darcy Vagas – Desde 2009, a Comerc doa 70 cestas básicas por mês para o hospital localizado no Morumbi, em São Paulo, que realiza tratamento de câncer infantil.
  • Operação Sorriso – Organização não governamental (ONG) formada por voluntários e profissionais de saúde de 60 países conta com o apoio da Comerc desde 2009. A organização oferece cirurgias reconstrutivas para crianças de baixa renda com deformidades faciais, como lábio leporino e fenda palatina. Em 2019, a Comerc doou cerca de R$ 100 mil à iniciativa.
  • Associação Jaibense de Apoio ao Menor (AJAM) – A ONG do município de Jaíba (MG) atua com garantia de direitos, inclusão social, capacitação profissional e geração de emprego e renda. Em 2019, 251 crianças e adolescentes participaram do projeto que recebeu R$ 60 mil de doação da Comerc.
  • Somar – A Comerc doou R$ 60 mil para a Associação Solidariedade em Marcha de São Paulo, organização que atua em comunidades de extrema vulnerabilidade social com o propósito de auxiliar na promoção da dignidade das pessoas por meio da educação e outras necessidades básicas.
  • Rotary – O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo é unir voluntários. Em 2019, a Comerc doou R$ 16 mil para o Rotary Clube São Paulo Tremembé.

 

 

Ler mais
  • Recuperação de respiradores – Doação de R$ 300 mil para projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que promoveu a reparação de respiradores artificiais cuja expectativa era de devolver 120 equipamentos a hospitais de 13 estados brasileiros.
  • Construção de leitos de UTI – Doação de R$ 450 mil para a construção de três leitos de UTI no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Campanha Unidos contra a Covid-19 – Apoiadora da Fiocruz em conjunto com outras empresas do segmento elétrico em projeto que prevê a distribuição de 3 milhões de kits de diagnóstico para abastecimento da rede de laboratórios públicos de todo o país.
  • GRAAC – ampliação de doações ao GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), entidade com a qual mantém relacionamento de longa data e apoia em outras iniciativas.
  • Fundação Toyota do Brasil – doação a projeto da entidade que promove a distribuição de cestas básicas às famílias afetadas pela COVID-19.

 

Créditos

Coordenação geral
Comunicação Corporativa

http://www.comerc.com.br

Consultoria GRI, conteúdo e design
Report Sustentabilidade

www.reportsustentabilidade.com.br